Mistérios das Águas e Lama do Mar Morto

Mistérios das Águas e Lama do Mar Morto



            Uns dos tratamentos de pele mais antigos que existe no mundo são os banhos nas águas do Mar Morto e a utilização da lama que existe ao seu redor. O Mar Morto, que é dividido entre dois países, a Jordânia e Israel, é um grande lago salgado com características químicas e microbiológicas únicas. É rico em Magnésio, Sódio, Cálcio, Potássio, Cloro e Bromo, enquanto que a lama possui enxofre e muitos minerais. A lama é utilizada como matéria prima de cosméticos faciais e corporais. E pode-se afirmar que ele não está mesmo “morto”. É certo que não tem peixes, mas existem microrganismos e até algas que crescem por lá.

            Ao redor do Mar Morto existem muitos Resorts que recebem pacientes do mundo inteiro, que vão em busca de tratamentos para psoríase, dermatites atópicas e doenças reumáticas. Os cosméticos que incluem a água e a lama rica de minerais, ainda estão sendo estudados, mas estão comprovando um efeito anti-sinais e de melhoria na hidratação da pele.

            Agora, você sabe que todo mundo boia quando entra no Mar Morto, não sabe? Quem experimenta afirma que não dá para explicar a sensação. A água te empurra para cima e você até pode fingir que está sentado em uma cadeira invisível!
Baseado nesta sensação existe um tratamento relaxante que se chama Tanque de Flutuação. Se trata de uma piscina em um ambiente escuro, isolado acusticamente, com 25 centímetros de água salgada na temperatura do corpo. Mistura-se 600 litros de água com 350kg de sal Epsom, que é o sulfato de magnésio para obter a sensação de falta de gravidade. Ao entrar neste tanque o corpo vai relaxando produzindo um descanso profundo.
            Ficou com vontade de experimentar?

 Referencia Bibliografica

BIDERMAN, I. Boiando no escuro. Folha de São Paulo, 3 de julho de 2012. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/52334-boiando-no-escuro.shtml> .

MA’OR, Z. et al. Antimicrobial properties of Dead Sea black mineral mud . International Journal of Dermatology, v.45, 2006. Disponível em: <http://www.fcs.uner.edu.ar/libros/archivos/Termalismo/Peloides/Maor.pdf> . Obtido em: 18/08/2014 14:00h

MA’OR, Z.  et al. Anti-wrinkle and skin-moisturizing effects of a mineral-algal-botanical complex. Journal of Cosmetic Science, v.51, 2000. Disponível em: < http://www.saltskrub.dk/modrynker.pdf>. Obtido em: 12/08/2014  14:15h


PORTUGAL-COHEN, M. et al. Protective Effects of a Novel Preparation Consists of Concentrated Dead Sea Water and Natural Plants Extracts against Skin Photo-Damage. Journal of Cosmetics, Dermatological Sciences and Applications, v.4, 2014. Disponível em: < http://www.scirp.org/journal/PaperInformation.aspx?PaperID=42537#.VEVDmfldUQM> . Obtido em: 13/08/2014 14:30h.
Compartilhar Google Plus

Autor Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo so no html.
    Blogger Comentario
    Facebook Comentario
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial