E AGORA? STRESS, EXAUSTÃO OU SÍNDROME DE BURNOUT?



Síndrome de Burnout, você tem esta Síndrome?



Nunca ouviu falar? Você faz parte da população de risco?



A Síndrome de Burnout - que traduzido significa “exaustão”, é conhecida desde 1970, e engloba uma combinação entre stress severo e a forte vontade de ajudar as pessoas (altos ideais para com o próximo). É observada em médicos, enfermeiros, profissionais da área de estética, professores, donas de casa, mães em tempo integral, celebridades, enfim, todos nós, pessoas que costumam se sacrificar pelos outros. A síndrome se caracteriza por um estado de exaustão, apatia e incapacidade para de realizar suas funções.



Ainda hoje a Síndrome de Burnout é difícil de ser diagnosticada. Ela se relaciona ao stress no trabalho, com pressão extrema, conflitos com colegas de trabalho, deixar de comer, dormir e cuidar da saúde para trabalhar. A pessoa ultrapassa “o limite”, fica tão exausta que se torna incapaz de trabalhar. Não é depressão, simples cansaço, e nem o stress que todos temos ás vezes, é quando o stress se torna crônico. Alguns dos sintomas são falta de energia, dores pelo corpo, problemas de estômago ou intestino, não encontra prazer no trabalho e não consegue desempenhar suas funções.

Mas atenção, estes sintomas não são exclusivos de Burnout, podem ser relacionados a outras desordens psicológicas também. Por isso, se algo anormal está acontecendo com você, é muito importante que procure um Médico para que o tratamento correto seja ministrado.

Em 2011, um estudo avaliando 35 profissionais da área de estética, detectou que 20% do grupo estudado pode ter a Síndrome de Burnout. Você não quer ser incluído nestes 20%? Recomendações:

Adoção de medidas preventivas, cuidados com aspectos ergonômicos no trabalho, observação de sua saúde física, mental, emocional e outras facetas necessárias para a obtenção do equilíbrio. É necessário incluir desafios profissionais: cursos, palestras, projetos, promoções, novas técnicas para aumentar os sentimentos de realização pessoal. 

É muito comum acontecer que pessoas que sempre se doam e cuidam dos outros, esqueçam de cuidar de si. Mude o jogo! Você pode ajudar muito mais se estiver bem de saúde! 


Referencia bibliográfica

MENENDEZ, D.S., et al. Burnout na estética: a influência da atividade profissional no estado físico e emocional. Revista Personalité, v.64, 2011

PUBMEDHEALTH. What is burnout syndrome? Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMH0050545/>. Obtido em : 24/07/14 16:30h
Compartilhar Google Plus

Autor Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo so no html.
    Blogger Comentario
    Facebook Comentario
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial